Saúde Pública

Hospital Restinga completa primeiro mês de atividades, com 8,3 mil atendimentos

A primeira fase de operações do Complexo Hospitalar Restinga e Extremo-Sul, iniciado em 1º de julho, completou seus primeiros 30 dias operando com a Unidade de Pronto Atendimento adulto e pediátrico, 25 leitos de observação e 62 leitos de internação.

Neste primeiro mês , foram realizados mais de 8,3 atendimentos na UPA Hospitalar, sendo 65% adultos e 35% pediátricos; cerca de 1,3 mil exames de imagem foram realizados, entre raio-x e tomografias. Os atendimentos classificados como vermelho e amarelo (situações de maior gravidade, seguindo a classificação de Manchester) e que exigem uma resposta rápida da equipe assistencial, representam em torno de 25% do total de atendimentos.

Parte destes atendimentos estiveram relacionados a situações envolvendo causas externas, como traumas por atropelamento ou causadas por arma de fogo. Outra parcela significativa é referente a situações agudas de dor abdominal, dor torácica ou acidente vascular cerebral que possuem protocolos médicos visando garantir a uniformidade e qualidade do atendimento. As doenças respiratórias completam as principais causas dos atendimentos dos pacientes de maior gravidade.

A abertura dos leitos da estrutura assistencial do HRES é gradual, conforme as equipes são contratadas e treinadas, seguindo os parâmetros de contratualização com Secretaria Municipal de Saúde. Quando estiver em pleno funcionamento, em 2015, o hospital deverá chegar a um total de 121 leitos de internação e 48 leitos de passagem.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo